Cozinha americana: Um ponto de encontro dentro de casa

Antigamente, a maioria das refeições em família acontecia na cozinha. Com a correria da vida moderna, principalmente nas grandes cidades, mudamos nossos hábitos e passamos a cozinhar cada vez menos. Esse cômodo tão importante em casa foi se desvalorizando.

Acontece que, de um tempo pra cá, a importância da cozinha voltou com tudo. Com os projetos integrados, a cozinha consegue ser novamente um ponto de encontro. É, sem dúvida, o ambiente de casa mais querido dos brasileiros.

As últimas tendências são de integração: a cozinha se junta à sala de jantar ou de estar. Nada de cômodos limitados a determinado espaço. Assim, familiares, anfitriões e convidados interagem muito mais. O ambiente todo unificado vira palco das reuniões em família ou entre amigos. Com menos separações, a cozinha se torna a nova sala.

Essa tendência de unir cômodos joga muito a favor dos imóveis menores.

As construtoras chegam a flexibilizar as plantas de seus projetos, com ou sem paredes, embarcando nessa ideia. Chamamos esses projetos de cozinha americana, integrada ou gourmet.

Em boa parte das vezes, a cozinha americana tem uma meia parede – ou uma bancada – que a separa da sala de estar ou jantar. E esse é um lugar perfeito pra criar um ambiente para refeições rápidas.

Uma cozinha americana traz a sensação de amplitude. Além disso, faz da atividade de cozinhar algo divertido e prazeroso pra todo mundo que está em casa.

É importante ter em mente que o fato de ter em casa ambientes integrados não significa que eles precisem ter acabamentos ou decoração iguais. É até interessante que exista algum contraste. Há quem prefira uma divisão bem demarcada no estilo dos ambientes, mesmo abertos um para o outro. Isso pode ser feito por um armário que atenda as necessidades de ambos os lados, ou por uma mesa, que sirva às duas áreas.

A solução mais comum, porém, é o uso de uma bancada, península ou ilha americana. Ela pode ter muitas funções: servir como mesa de refeições, ter extensões retráteis, e até mesmo dispor de uma pia ou um cooktop.

Dividir o mínimo possível, integrando ao máximo os ambientes e a sensação de continuidade entre eles. Essa é a chave. O revestimento do piso, se for comum entre os ambientes, pode ser seu aliado nessa tarefa. Móveis e eletroeletrônicos também podem ajudar muito nessa hora, com linhas e cores compatíveis.

Uma boa iluminação complementa tudo.

Luminárias mais baixas acompanham muito bem as cozinhas americanas. Pendentes sobre os balcões e mesas que os separam da sala são ótimas pedidas.

Logicamente, tudo isso depende de um bom planejamento, bons materiais, e uma boa execução dos móveis que vão compor esses ambientes. Assim, sua cozinha americana dos sonhos entra na sua casa.

E é aí que entra a Mundus Novus. Conte com a gente e com nossos mais de 20 anos de experiência em móveis planejados. Pensou na sua nova cozinha americana, pensou em nós.

Compartilhe :

Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

42 3422-2700

Rua da Liberdade, 446 - Paraná

×