Esses dois materiais são conhecidos por sua versatilidade, custo-benefício e qualidade.
ㅤ
Saiba como escolher o material ideal para os móveis do seu lar.
ㅤ
Dúvidas na hora de renovar sua casa são muito comuns, principalmente na escolha dos materiais para a fabricação dos móveis, tipos de forração ou pisos.
Os materiais mais comuns para a fabricação é o MDP e o MDF, que possibilitam um bom custo x benefício e resistência, se adaptando às suas necessidades. Cada um tem suas vantagens, com processos de fabricação muito parecidos.
Na hora de planejar os seus móveis, é importante levar em consideração a característica que você busca para eles, sejam texturas, acabamento ou durabilidade.
Apesar de ser comum encontrar móveis diversos fabricados em MPD e MDF, cada um possui uma aplicação diferente, que deve ser levada emconsideração.
Para conhecê-los melhor, vamos começar com o mais famoso:
ㅤ
MDF
ㅤ
O MDF ou Medium Density Fiberboard, é produzido a partir da união de fibras de madeira, geralmente eucalipto ou pinus, com média densidade.
Uma de suas características é o uso de mais resina na prensa do painel, que acaba fazendo com que o valor final seja mais alto e comparação com o MDP.
Esse material possui uma coloração clara e grande maleabilidade, garantindo ótimas condições para o corte, entalhes ou pintura da peça. Isso faz com que se tenha mais liberdade para o design do móvel e uso de detalhamentos sofisticados.
O MDF pode ser utilizado em todos os tipos de móveis, desde peças de usinagem, menores e mais detalhadas, até trabalhos mais simples, além de embalagens e peças de artesanato.
Os usos mais comuns são em gabinetes, prateleiras, armários e decorações em um geral, já que se trata de um material versátil e durável.
ㅤ
MDP
ㅤ
Formado por partículas de média densidade de madeira como a serragem e adição de resina, o MDP, ou Medium Density Particleboard, é o tipo de painel mais consumido no mundo.
Ele é produzido em prensas contínuas, que possibilitam maior economia na produção. Quando usado em móveis pode receber diversos tipos de pintura ou revestimento.
Ele é formado por três camadas: duas camadas finas superficiais de acabamento e uma grossa para sustentação no miolo. Essa combinação torna o material mais robusto e bem estruturado, pronto para receber maior carga do que o MDF, apesar de mais leve.
É indicado para a produção de dormitórios, escritórios, cozinhas e painéis para decoração. Com o tipo de manuseio correto, ele pode ser montado e desmontado diversas vezes sem alterar sua estrutura.
Ambos garantem ótimos resultados, sem perder a qualidade e mantêm o design desejado. Além disso, tanto o MDP quando o MDF podem receber o tratamento para utilização em áreas úmidas. Logo, são perfeitos para cozinhas, banheiros e lavanderias.
Cada um possui características especificas para a melhor usabilidade em diferentes situações e espaços específicos, e ambos podem ser usados para a criação dos seus ambientes dos sonhos. E agora que já conhece a aplicação e características do MDP e MPF, só falta entrar em contato com a Mundus Novus para elaborar um projeto ideal para você e sua casa!