fbpx

Madeira para áreas úmidas: conheça os tipos mais indicados para esses ambientes.

Madeira para áreas úmidas: conheça os tipos mais indicados para esses ambientes.

Conheça os tipos de madeira mais recomendados para áreas úmidas e agregue estilo, sofisticação e claro, qualidade para o seu projeto. Venha conferir!

Seja em móveis, pisos, portas ou objetos de arte, a madeira traz um ar aconchegante e tradicional aos ambientes, além de combinar facilmente com qualquer decoração. Porém, quando falamos na utilização de madeiras em áreas que costumam reter muita umidade, como área de serviço, banheiro e áreas externas, acaba surgindo a dúvida se esse é o material mais indicado.

Apesar de apresentar uma resistência menor que materiais como aço, a utilização do tipo correto de madeira acaba não só trazendo estilo para o local, mas também uma ótima durabilidade com pouca manutenção.

Com atenção e alguns cuidados, é possível usar madeira nas áreas úmidas, compondo a decoração com elegância e resultando em contrastes modernos com elementos de outros materiais.

Confira nosso guia e saiba como escolher a madeira ideal para áreas úmidas do seu projeto, aliando o estilo com a qualidade:

SAIBA QUAIS SÃO AS MADEIRAS MAIS RESISTENTES À UMIDADE

A madeira maciça, por possuir um grão direto e mais denso, são as mais indicadas para o uso em móveis que ficarão expostos à umidade, impedindo a penetração da água em seu interior. As madeiras mais indicadas são:

CEDRO

Uma madeira nobre, o Cedro faz parte da nossa lista de madeiras indicadas para exposição à umidade, com uma durabilidade que varia em torno de 20 anos, sem qualquer podridão, divisão ou dobra. É uma madeira que varia sua cor de bege-rosado até um castanho-avermelhado, sendo indicado para áreas mais abertas por conta do seu aroma natural.

CARVALHO

É uma das madeiras mais resistentes e sólidas, o carvalho é utilizado em móveis desde a idade média por conta da sua qualidade. Ele pode ser encontrado na tonalidade vermelha, com longa durabilidade e facilidade para ser trabalhada, ou em tons brancos, mais utilizadas para armazenagem de vinhos e whisky.

O carvalho pode ser usado em revestimentos de cômodos, assoalhos, móveis de luxo e decorativos, prateleiras, suportes para plantas, construção de barcos, barris para vinhos e até esculturas.

BORDO

Madeira típica da América do Norte, o bordo oferece grande resistência contra erosão, decomposição e desgaste, sendo um material duro e denso para trabalhar. Sua cor varia entre tonalidades de marrom avermelhado a bege, possuindo diversas nervuras com desenhos ondulados. Seu uso é indicado para assoalhos, móveis, painéis, armários de cozinha e cobertura para mesas de todos os tipos.

TECA

Uma das madeiras mais indicadas para umidade, a teca possui altíssima qualidade, resistência e durabilidade, mesmo quando exposta a umidade. Ela era amplamente utilizada para fabricação de barcos e navios, ganhando popularidade no mundo do design de interiores com o tempo, principalmente pela sua resistência a ataques de insetos, como cupins. De cor marrom avermelhada, é uma madeira muito leve e de fácil manuseio, sendo indicada para a produção de todos os tipos de móveis e aplicações.

COMPENSADO NAVAL

O compensado naval, amplamente utilizado em contruções de barcos e e piers, leva um tratamento contra contra o ataque de fungos e cupins e, por ser prensado sob alta temperatura com cola fenólica naval, se torna altamente resistente à umidade e ao contato direto com a água.

MDF HIDRÓFUGO

Formado por um painel feito a partir do amálgama de fibras de madeira e aditivos químicos, coladas umas sobre as outras e fixadas por meio da prensagem. Esse tipo de madeira leva um tratamento especial com ácido acético que o torna repelente a água, não absorvendo umidade e resistindo muito mais ao tempo.

MDP

Um dos materiais mais comuns e recomendados para uso em móveis, é formado por duas camadas externas que possuem partículas menores para possibilitar a aplicação do revestimento, e uma interna, com partículas maiores para oferecer estabilidade dimensional, resistência e isolamento acústico.

Porém, não basta apenas escolher uma madeira de qualidade, mas alguns cuidados devem ser tomados para melhorar a resistência da madeira à água, utilizando acabamentos como ceras, vernizes, óleos e goma-laca, oferecendo diferentes graus de proteção, durabilidade e, claro, beleza que o móvel terá. Agora que você já conhece as madeiras mais utilizadas para áreas com muita umidade, só falta entrar em contato com a Mundus Novus para projetar os móveis ideais com a qualidade, versatilidade e personalização que você encontra só aqui.

Compartilhe :

Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

42 3422-2700

Rua da Liberdade, 446 - Paraná

×